O município de Figueira de Castelo Rodrigo, o workshop “Agricultura 4.0: a tecnologia no auxílio à tomada de decisão”, no âmbito do projeto BioD’Agro
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo realizou um workshop sobre como as informações destas estações meteorológicas e sensores de humidade podem ajudar na gestão das práticas culturais agrícolas no nosso território.
A iniciativa tem como objetivo, segundo o município, ensinar "sobre como as informações destas estações meteorológicas e sensores de humidade podem ajudar na gestão das práticas culturais agrícolas no território".
Tratando-se de um projeto com caráter multidisciplinar, o BioD’Agro reúne uma equipa diversa nas vertentes de investigação, de inovação e de transferência de conhecimento que permitirá aos agricultores da região monitorizar, de forma remota, as suas culturas e tomar decisões que promovam a biodiversidade local e a sustentabilidade ambiental sem pôr em causa a produtividade agrícola.
Da instalação surgiu a necessidade da realização de uma sessão a potencialidade das estações meteorológicas e sensores de humidade na gestão das práticas culturais agrícolas no território. Neste workshop o LITecS apresentou a sua estação de meteorologia, os seus componentes e funcionamento, bem com a sua aplicação online, onde os utilizadores podem ter acesso aos dados adquiridos através das estações.