Melhorar a irrigação mediterrânica e o abastecimento de água aos pequenos agricultores através de tecnologias e práticas eficientes, de baixo custo e baseadas na natureza MED-WET

check
check
SLECI_removal
SLECI_removal
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) e do LITecS (Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Sustentabilidade) estão a trabalhar numa tecnologia inovadora de irrigação para minimizar as consequências da seca nas produções agrícolas. O novo sistema faz parte do projeto europeu MED-WET que pretende melhorar a gestão dos recursos hídricos em regiões que enfrentam carências de água.

A tecnologia inovadora de irrigação está a ser desenvolvida no âmbito de um projeto europeu que conta com a participação de uma equipa de investigadores da UBI.

O novo equipamento ainda está a ser preparado para depois ser instalado numa quinta experimental, no Fundão, onde crescem cerejeiras. A expectativa é que possa vir a ser utilizado nas propriedades agrícolas.

O objetivo do trabalho do LITecS no terreno possa contribuir para validar um sistema de irrigação agrícola que seja capaz de minimizar as consequências da seca em regiões onde a agricultura enfrenta graves carências de água, através monitorização remota com recurso a LoRa.