A UBI é líder do projeto dedicado à exploração económica das plantas de montanha

MV_Logo_CMYK_COR
MV_Logo_CMYK_COR
Picture5
Picture5
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

O projeto Montanha Viva, liderado pela Universidade da Beira Interior (UBI) e aprovado pelo programa PROMOVE - Promove o Futuro do Interior, visa desenvolver um sistema inteligente de apoio à decisão para a exploração económica das plantas de montanha. Este sistema, destinado a locais remotos sem conexão à internet, procura aumentar a produção, reduzir o consumo de recursos naturais e promover a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental.

O projeto começa pela identificação e caracterização de plantas de montanha com propriedades benéficas para mitigar pragas agrícolas e promover a saúde e o bem-estar. Será desenvolvido um sistema de monitorização local e remota, utilizando algoritmos de inteligência artificial para decisões na agricultura. Além disso, o projeto visa promover o turismo sustentável de montanha, conscientizando sobre a biodiversidade local.

Os parceiros do projeto irão contribuir para o desenvolvimento sustentável dos seus territórios através da:

  • Identificação de plantas com aplicações comerciais;
  • Conservação dos ecossistemas;
  • Desenvolvimento de sistemas de monitorização ambiental e do solo;
  • E criação de sistemas de previsão do vigor das plantas e disponibilização de informações através de mesas interpretativas digitais ao longo de trilhas pedestres.

Essa abordagem visa fomentar novos negócios relacionados ao turismo de montanha com ênfase na natureza e na sustentabilidade.