O ROBOTA-SUDOE foca-se na robótica, automação e digitalização de forma a promover a competitividade e crescimento das PME.

Picture4

O projeto ROBOTA-SUDOE – Robótica, automação e digitalização como motores de competitividade e crescimento das pequenas e médias empresas (PME), com a participação da Universidade da Beira Interior (UBI), foi aprovado na primeira convocatória SUDOE 2021-2027 e totalmente financiou cerca de 2 milhões de euros. Este trabalho abrange a modernização tecnológica dos setores económicos do espaço SUDOE, em particular das indústrias agroalimentar e dos plásticos, contribuindo para a transferência de conhecimento e inovação para zonas menos desenvolvidas e para setores tradicionais e artesanais onde a automatização é mais árdua. A implementação destas técnicas será realizada em ambientes de produção reais, como o corte de carne, a montagem de bonecos e o manuseamento e embalamento de produtos frutícolas, perspetivando-se que este último tenha um impacto significativo no sector agrícola da região.

Na UBI, o projeto é liderado por Pedro Dinis Gaspar, professor do Departamento de Engenharia Eletromecânica e líder do Laboratório de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (LITecS), cujo objetivo é o desenvolvimento de novas tecnologias para controlar robôs colaborativos, aplicando métodos inovadores e diferenciados para manipular objetos através de garras flexíveis e novas soluções tecnológicas para apoiar os trabalhadores na realização de tarefas repetitivas e árduas.