O LITecS tem o orgulho de anunciar que a sua tecnologia está a apoiar uma iniciativa pioneira de investigação jurídica luso-brasileira, sediada no Parkurbis, em Tortosendo. Este projeto inovador une investigadores da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Pernambuco (Brasil), focando-se no desenvolvimento de novas ferramentas para a modernização e transparência do setor da justiça.

No centro desta colaboração está um braço robótico equipado com soft grippers (garras macias) desenvolvidos pelo LITecS. A tecnologia está a ser estudada para interagir com urnas eletrónicas, com o objetivo de acelerar processos judiciais e apoiar a introdução de sistemas de voto eletrónico em Portugal.

As nossas garras macias permitem ao robô executar tarefas delicadas com grande precisão, como o registo de um voto, representando um avanço crucial para futuras auditorias de sistemas de voto eletrónico. Conforme explicou o Professor Pedro Dinis Gaspar, coordenador do LITecS, à SIC Notícias: "O robô é capaz de identificar o voto do indivíduo e, de seguida, inserir o voto pretendido na própria urna."

Esta iniciativa demonstra como a investigação aplicada e a robótica podem oferecer soluções inovadoras para a justiça, a transparência e a tecnologia cívica. O nosso compromisso é continuar a desenvolver tecnologia que não só impulsiona a indústria, mas também fortalece as instituições e a confiança dos cidadãos.

🔗 Saiba mais na reportagem da SIC Notícias: https://lnkd.in/e8wrJGqZ

Categorias: Notícias

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *